top of page

Fiz o curso ou treinamento: e agora?


Se você já completou um treinamento em que o conteúdo abriu sua mente, mas, ao término, saiu pensando "por onde começo?", então este artigo é para você!

Quando vamos a um treinamento investimos mais do que dinheiro: investimos o que temos de mais valioso, o nosso tempo.

Então é natural querermos que todo este investimento retorne.

Porém, antes de responder o que fazer, vamos lembrar por que fomos ao treinamento.

Qual era a minha expectativa? O que eu estava buscando resolver na minha vida profissional e na minha empresa?

Responda e registre a resposta a estas perguntas pois elas vão lhe auxiliar em seguida.

Você descobriu ao longo do estudo que havia ferramentas, métodos e técnicas que você não conhecia mas que existiam e justamente se propunham a resolver ou organizar questões que até então pareciam muito complexas. Lembre-se: provavelmente as questões não eram complexas, era apenas que você não tinha o conhecimento necessário para entende-las e resolvê-las.

Mas, você ainda se pergunta:

Por onde começo?

Então, vamos as 10 ações para que não se volte para a rotina e se perca o conhecimento adquirido:

1. Faça algo pequeno, mas importante relacionado a aquilo que fez você ir ao curso. Por exemplo, se há atrasos em entregas, provavelmente há processos para serem corrigidos. Escolha apenas um, mas comece!

2. Elabore uma lista de prioridades dos próximos passos. Veja, primeiro faça algo (item 1) e depois faça lista. Isso faz você sair da inércia típica pós curso.

3. Peça ajuda! O curso trouxe um conhecimento de valor inestimável, mas certamente você precisará de ajuda para implementar as ações. Para isso existem as consultorias especializadas. Você não vai conseguir sozinho, é a voz da experiência falando.

4. Aplique apenas aquilo faz sentido. Metodologias e melhores práticas podem ser muito úteis mas são também extensas por abordarem toda área daquele conhecimento. Foco aqui é essencial para separar aquilo que você realmente vai aplicar daquilo que é legal mas não faz sentido no momento.

5. Busque colaboração. Não há como realizar mudanças, pequenas ou grandes sem a colaboração da equipe. Envolva para que se desenvolva (as ideias ou projetos).

6. Automatize. Falta de processos e organização levam a informalidade e a falta de consistência. Estabeleça processos que sejam automáticos.

7. Compartilhe conhecimento. Está é uma boa forma de obter engajamento Além disso, você mantem vivo na sua mente quando compartilha.

8. Desenvolva sinergias. Elas podem lhe ajudar a realizar seus planos. Encontre ela nas diferentes áreas de negócio, em seus parceiros e consultorias e na sua equipe.

9. Revise o seu progresso constantemente. Não há como fazer progresso nos objetivos sem a gestão dos processos e a revisão dos resultados.

10. Retome seu aprendizado. Após avanços em algumas áreas do seu plano, volte para se aprofundar e áreas que você precisa saber mais.

O conhecimento é uma parte fundamental para atingir seus objetivos, mas a ação é quem vai fazer a teoria se tornar a prática.


Comments


bottom of page